Mensagem de final de ano – 2013


Tenho por hábito escrever uma mensagem de fim de ano e compartilhá-la através das redes sociais e e-mail com meus conhecidos, contatos de negócios, amigos e familiares.

A cada ano, torna-se mais difícil esta tarefa, pois se de um lado recebemos milhares de comunicados, mensagens e conteúdo de toda natureza, um mar de informações que quase não conseguimos mais selecionar ou priorizar, de outro, o conteúdo precisa ser cada vez mais desafiador para passar pelo crivo crítico e ser considerado útil ou prazeroso pelos leitores. Mas é um bom desafio, e portanto, que seus minutos de atenção valham a pena.

Há poucos dias recebemos a notícia do falecimento de Nelson Mandela. Há tempos eu pensava em deixar uma crônica pronta para publicar como minha homenagem a ele, prevendo que este fato ocorreria em breve ao saber de seu crítico estado de saúde, mas deixei a ideia de lado e o tempo passou. Passou tão rápido, assim como outras tantas coisas passam tão rápido por nossas vidas e quando nos apercebemos, a oportunidade se foi. Seja de um evento, um encontro com familiares, amigos ou até mesmo um simples obrigado a quem nos serve ou atende.

Quantas coisas não deixamos para trás, para o que poderia ser e não foi, das quais nos arrependemos logo em seguida? Muitas. O interessante é que o arrependimento tende a ser cada vez menor. Desfaz-se em poucos instantes, por que o substituímos com algo que nos conforta. E aos poucos, se vão pessoas, momentos etc.

Mas não quero escrever sobre o arrependimento, e sim sobre o que pode ser. Onde nos encontramos agora, lendo esta mensagem e o que faremos a seguir. É neste instante que podemos mudar. Pensar justamente nas pessoas com quem queremos falar, nos encontrar, nas pequenas coisas que podemos fazer e não nos grandes planos que se engavetam por conta da falta de tempo e da ausência de prioridade.

Quando li uma das biografias de Nelson Mandela, me deparei com um dos vários momentos de sua vida, onde ele se dedicou a plantar tomates. Cuidava de suas plantas e colhia os seus frutos. Enclausurado, sobrava-lhe tempo para refletir e colocar de lado, as muitas mágoas e rancor que poderia carregar ao sair da prisão. Além de um passatempo e uma terapia, estava ali uma filosofia de vida, adotada para se adaptar às condições e a seu objetivo de vida, que a prisão não diminuiu um milímetro sequer.

Não precisamos sair plantando tomates, embora seja algo muito gostoso, para descobrir ou lembrar das coisas importantes, podemos simplesmente priorizar. Priorizar significa dizer não a muitas coisas e pessoas e dizer sim a outras. Muitas coisas em nossas vidas cheias de compromissos são definitivamente desnecessárias, e refletir sobre o que deixamos e o que não queremos mais deixar para trás, é um exercício de maturidade pessoal.

Aprendi com minha esposa Adriana, que a vida é marcada efetivamente pelos sim que dizemos e adotamos. A todo instante, a toda hora, sempre. E por falar em sempre, a poetisa americana Emily Dickinson definiu poeticamente o que chamamos de sempre, no título de um poema:  “O sempre é formado por agora(s) ” .

Que tal fazer exatamente isso que pensamos agora? Qualquer mudança começa no agora.

Por que não?

Agora é ou já quase é 2014.

Desejo um ótimo 2014 para todos..

Um grande abraço

Esta entrada foi publicada em Pensamentos e insights e marcada com a tag , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 Response to Mensagem de final de ano – 2013

  1. Avatar de adrianadantas adrianadantas disse:

    O “Sim” e o “Tomate”. Aprendi que o “sim” pode mudar a nossa vida. O “sim” corajoso, de quem mesmo com um frio na barriga é capaz de dar o passo em direção ao seu desejo. O “sim” para o que realmente importa. Aprendi também neste ano o prazer de plantar “tomate” e tantas outras coisas na nossa horta. O cultivo nos ensina a apreciar a jornada. Quero em 2014 dizer todos os “SIMs” para a nossa vida juntos e continuar plantando com você não apenas os “tomates” na nossa horta, mas apreciando os pequenos momentos da nossa tumultuada rotina e cultivando com carinho todas as sementes que se transformarão em adocicados frutos do nosso maravilhoso relacionamento. Beijos com amor, para sempre sua esposa….

Deixe um comentário