Manter um blog não é algo fácil. Mas vamos em frente.
Esta semana tivemos o dia dos professores. Eu mesmo já fui um – dei aula para o primeiro e segundo grau de um colégio em Diadema – SP há alguns anos. Por vários motivos parei, mas não fiquei longe das salas de aula por que atuei um bom tempo como instrutor de treinamento.
Ouço alguns colegas sobre o ofício de professor hoje em dia. Muita coisa mudou para nós que somos de uma outra geração. Alguns de nós da geração X não perceberam que o mundo mudou. Educar a geração Y ou a geração Z é um desafio e tanto. Não podemos pensar na educação que tivemos como referência para a educação que precisamos oferecer a estas gerações.
Aprender é algo que requer motivação e como já sabemos, não motivamos pessoas, apenas oferecemos condições para que elas se motivem. Portanto, ensinar e educar é um exercício de oferecer motivos para aprender.
As novas gerações são imediatisas, plugadas, querem dinheiro e sucesso com rapidez, não estão preocupadas com a segurança em termos de vínculo. Em muitos aspectos, querem fast-food. Ficam, pois não exigem ou esperam compromisso. Tem milhares de amigos “added” no MSN, Orkut, Facebook, Twitter etc. Não possuem grandes referências históricas, não viveram grandes rupturas sociais e políticas, não assistiram a reivindicações significativas.
Por outro lado, tem suas virtudes. Vejam o que nos diz o filósofo frances Michel Serres:
Professores, pensem nisso. O quanto vocês estão dispostos a deixar de lado as velhas fórmulas e encontrar novas formas de ensinar, de oferecer condições a seus alunos para ter a vontade de aprender?
Como já escrevi aqui no blog, tive professores memoráveis. Souberam me oferecer motivos para aprender. Obrigado a cada um de vocês, caros mestres.
Agora, gostaria de deixar para vocês também uma mensagem que recebi por e-mail, demonstrando que valores existem, e que ao contrário do que muitos pensam, podemos fazer um mundo melhor, com atitudes pequenas, sem o brilho da mídia, anônimas.
Veja as fotos abaixo. Elas falam por si. Um abraço e boa semana a todos.





“Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem se atreve a vida é muito bela para ser insignificante.” Charles Chaplin
Olá Marco, gosto da atitude que tem, em mostrar que hoje em dia é necessária a mudança, mas as pessoas pensam que a mudança podem lhes trazer fardos pesados, tanto no profissional quanto no pessoal, porém à aquelas que mudam e transformam o mundo e a si mesmas.
Espero continuar a ver os seus texto, pois irei reproduzí-los a outras pessoas, dizendo que a mudança traz bons frutos e que todas as mudanças podem nos ensinar algo extraordinário.
Boa sorte.
Amanda
Amanda, obrigado pelo comentário. Reproduzindo os textos você ajudará a divulgar o blog e os pensamentos.
Valeu. Um abraço,
Marco Aurélio